quarta-feira, 4 de março de 2009

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA REFORMA

No século XVI a Europa foi abalada por uma série de movimentos religiosos que contestavam abertamente os dogmas da igreja católica e a autoridade do papa. Estes movimentos, conhecidos genericamente como Reforma, foram sem dúvida de cunho religioso. No entanto, estavam ocorrendo ao mesmo tempo, mudanças na economia européia, juntamente com a ascensão da burguesia, além da intensificação do poder dos Reis a partir da Formação dos Estados Nacionais


FATORES GERAIS QUE IMPULSIONARAM O MOVIMENTO REFORMISTA

A Igreja Católica em crise*, Crescimento da burguesia, Formação dos Estados Nacionais aliado a um incipiente sentimento nacionalista e a mudança de postura a partir do Renascimento.

Igreja Católica e suas contradições internas* (venda de indulgência, castidade, venda de relíquias sagradas, Cisma do Ocidente )

Fatores externos - Igreja X Burguesia ( Condenação do lucro )
Igreja X Monarquia Nacionais
Igreja X Movimentos Hereges


No século XIV, o inglês John Wycliffe, considerado como precursor da Reforma Protestante, levantou diversos questionamentos sobre questões controversas que envolviam o Cristianismo, mais precisamente a Igreja Católica Romana.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI, que efetivamente se propagou a partir de Martinho Lutero, na Alemanha*, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
Alemanha* ( Não unificada – grande influência papal e cerca de 1/3 de seu território “nas mãos” da Igreja )


Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Europa, mas, principalmente pela Suíça, França e Inglaterra

As teses condenavam a "avareza e o paganismo" na Igreja, e pediam um debate teológico sobre o que as indulgências significavam. As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Após um mês se haviam espalhado por toda a Europa

Para Lutero : O Homem se salvava pela fé, rejeitou o celibato, a hierarquia da Igreja e o uso do latim nas missas - acreditava na Biblia como fonte de verdade divina e condenava o comércio.

Essa rebelião ideológica resultou também em rebeliões armadas, com destaque para a Guerra dos camponeses (1524-1525). Esta guerra foi, de muitas maneiras, uma resposta aos discursos de Lutero e de outros reformadores



Expansão protestante :


Reforma Calvinista – João Calvino
França e Suiça ( comércio e sistema bancário fortes )

Enquanto a Reforma luterana se disseminava pela Alemanha, os franceses tentavam elaborar uma reforma mais pacífica, orientada pelos humanistas. Mas os setores católicos conservadores, que dominavam a Universidade de Sorbone, impediram o trabalho dos humanistas, preparando terreno para uma reforma muito mais radical e intransigente, liderada por João Calvino.
A Suíça já conhecia o movimento reformista através de Ulrich Zwinglio e era um lugar propício para Calvino desenvolver suas idéias. Mas o fator principal para a difusão do calvinismo na Suíça foi a concentração, nesta região, de um número razoável de comerciantes burgueses, desejosos de uma doutrina que justificasse suas atividades lucrativas, transformando Calvino num verdadeiro ditador político, religioso e moral de Genebra.

Predestinação sem combater ao lucro , salvação pelo trabalho justo e honesto - Principal aliado da burguesia



Reforma Aglicana - Henrique VIII
Inglaterra – ( poder centralizado, comércio forte )

A Reforma Anglicana teve sua causa imediata ligada ao rompimento do rei inglês Henrique VIII com o papa Clemente VII e diferentemente da luterana e da calvinista, não pode ser considerada tão radical, na medida em que manteve normas e rituais católicos, acrescentando-se, entretanto, princípios calvinistas.

Base da Igreja Católica




CONTRA – REFORMA

A Contra-Reforma, ou Reforma católica, foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo.
Para conter o protestantismo, a Igreja Católica convocou o Concílio de Trento que - reafirmou os dogmas, proibiu a venda de indulgências, criou Seminários , Instalou os Tribunais de Santa Inquisição, Criou o Index e Companhia de Jesus

A Contra Reforma não conseguiu evitar o protestantismo, contudo conteve seu avanço rápido na Europa

Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.


Sugestão
Filme : Lutero
Título Original: LutherGênero: DramaTempo de Duração: 112 minutosAno de Lançamento (Alemanha / EUA): 2003







2 comentários: