quarta-feira, 4 de março de 2009

· O movimento renascentista foi a evolução das artes, sobretudo da pintura, da escultura, da arquitetura, da literatura e da música com características e propostas novas. Utilizando-se de temas cristãos ou da Antiguidade greco-romana, a arte renascentista valorizou o homem como a medida de todas as coisas.

· Os elementos artísticos da Antiguidade clássica voltaram a servir de referência cultural e artística

· O uso da técnica de perspectiva, de conhecimentos científicos e matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade são características desta época

· As obras dos artistas retratavam a beleza, a harmonia e o movimento do corpo humano, em perfeitas construções anatômicas

· A escultura e a pintura adquiriram autonomia em relação à arquitetura

· A técnica da pintura desenvolveu-se rapidamente, pois os artistas precisavam retratar o burguês, sua família e os objetos de luxo de sua residência com minúcias de detalhes.

1 - ( Tributo da Moeda ) - Masaccio, estudioso de anatomia e responsável pela introdução das sombras e da perspectiva nas pinturas, criando a impressão de volume e de tridimensionalidade.

2 - ( Federico da Montefeltro) - Piero della Francesca (1416-1492), defensor da perspectiva científica e cujos personagens pareciam esculturas.

3 - ( Nascimento de Vênus) - Sandro Botticelli (1444-1510), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana ao universo religioso cristão

· No auge do Renascimento, durante os séculos XV e XVI, destacam-se artistas polivalentes considerados gênios da Humanidade.

4 - ( A Gioconda (Mona Lisa) / A Virgem dos Rochedos ) - Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, escultor, arquiteto e cientista, perseguiu o objetivo de atingir a verdade através de experiências. Por esse motivo, encarava a obra de arte como um exercício, que era muitas vezes abandonado ao se definir uma solução.

5 - ( Capela Sistina / Momento da Criação / juizo Final) - Michelangelo (1475-1564), arquiteto, pintor e escultor, destaca-se por pinturas monumentais como o teto da Capela Sistina, no Vaticano.

6 - ( Esola de Atenas ) - Rafael Sanzio (1483-1520), por sua vez, é considerado o maior pintor do Renascimento, aliando a harmonia à dramaticidade e empregando cores, formas e volumes com equilíbrio





1 - 2 -

3 -


4 -









5 -



















6 -



















Um comentário: